Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Projeto de Leitura

Ênfase – Centro de Estudos e Pesquisa
TEMA: Um novo tempo
I Unidade – Resgate de valores éticos e morais: a importância da família no contexto escolar
II Unidade – Consciência social e meio-ambiente
III Unidade – Diversidade cultural
IV Unidade – O corpo fala

Plano de leitura
Inglês: Sugestões de leitura de livros em inglês.
1. Animal Farm – George Orwell (http://www.online-literature.com/orwell/animalfarm/);
2. The jungle book – Rudyard Kipling (
http://www.online-literature.com/kipling/jungle_book/);
3. A Christmas Carol – Charles Dickens (http://www.online-literature.com/dickens/christmascarol/);
4. David Copperfield – Charles Dickens (
http://www.online-literature.com/dickens/copperfield/);
5. Frankenstein – Mary W. Shelley (
http://www.online-literature.com/shelley_mary/frankenstein/);
6. Robinson Crusoe – Daniel Defoe (
http://www.online-literature.com/defoe/crusoe/);
Espanhol: Sarau – em grupo: podendo envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro.
Objetivo geral
Estimular o pensamento crítico e o gosto pela leitura
Contribuir para o desenvolvimento de seu senso de cidadania e de sua autonomia intelectual.
Justificativa
É através da leitura que se formam cidadãos críticos e seletivos em busca de um melhor aprendizado sócio-cultural. É de vital importância que todo o corpo docente e discente esteja envolvido para um melhor êxito, a fim de que o gosto pela leitura e a boa formação de leitores. É necessário envolver e estimular nossos alunos, para que possam desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade.
Como faremos:
Aulas expositivas, leitura e discussões sobre artigos e obras literárias, exercícios práticos com a aplicação das técnicas apresentadas, e aplicação de trabalhos extra-classe a serem apresentados por escrito e oralmente, conforme o plano a seguir:
Plano para a I Unidade
  • Elaboração de um plano de leitura e de atividades para o semestre, conforme os objetivos estabelecidos.
  • Reuniões para discutir as leituras feitas.
  • Levantamento da biografia do autor do romance escolhido pelo grupo.
  • Esquematizar como será apresentada a socialização do romance para a turma.
  • Fazer levantamento bibliográfico relativo aos temas discutidos.

Plano de trabalho do grupo:
- Ler os textos indicados e sugerir leituras afins.
- Realizar as atividades propostas. (ex.: pesquisar conceitos, fazer levantamento bibliográfico relativo aos temas discutidos, apresentar comentários – orais e/ou escritos – sobre os textos lidos, conduzir a discussão sobre os textos, etc.)
- Participar das reuniões propostas pelo grupo.
- Elaborar um texto (formato de artigo para periódico, com mínimo de 5 páginas), no final do semestre, apresentando reflexões decorrentes das leituras e discussões feitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores